Painel Mudanças Latentes

Esse painel permite que você configure o recurso de mudanças latentes no Release Control.

Para acessar Selecione Módulo > Administrador > guia Configuração > Integrações > Universal CMDB > Mudanças Latentes.
Informações Importantes
  • Todos os nós no TQL devem ser definidos como visíveis (propriedade visible = true).
  • Esse painel não aparecerá se você estiver usando o Release Control no modo autônomo.
Consulte também

Os elementos da interface do usuário estão descritos a seguir:

Elementos da interface do usuário (A-Z) Descrição
Detectar duração de mudanças (horas)

Define o bloco de tempo do qual o Release Control solicita informações para o Universal CMDB sobre mudanças recém-descobertas.

Padrão: 24 horas (medidas em horas), significando que o Universal CMDB descobre alterações que ocorreram nas últimas 24 horas.

Detectar consultas de mudanças O Release Control usa a consulta TQL ccmDetectedChangesRule para descrever os tipos de ICs que devem ser verificados em busca de mudanças. Cada tipo de IC também deve estar vinculado ao seu IC agrupador.
Detectar duração de recuperação de mudanças (horas)

Quando o servidor do Release Control é inicializado, ele procura casos nos quais foram encontrados problemas durante o cálculo de mudanças detectadas (por exemplo, se o servidor foi interrompido durante o processo de cálculo).

Essa opção permite que você defina o período retroativo que o Release Control deve usar para calcular a detecção de mudanças.

Padrão: Um mês (medido em horas)

Detectar programação de mudanças

Define a programação para a requisição de informações do Release Control para o Universal CMDB sobre mudanças recém-descobertas.

esse valor é inserido como uma expressão cron.
Modo de mudanças latentes

Permite trabalhar com o recurso de mudanças latentes definindo um valor para esse elemento. Você pode definir um dos seguintes valores:

  • LATENT_AND_DETECTED. O recurso de mudanças latentes está totalmente ativado. Mudanças latentes e detectadas são exibidas de acordo com os critérios descritos em Compreendendo mudanças latentes e detectadas.
  • LATENT_CONSIDER_CHANGE_TYPES. O recurso de mudanças latentes está parcialmente ativado. As mudanças detectadas são ignoradas, e as mudanças latentes são exibidas. As mudanças latentes detectadas no seu ambiente são exibidas de acordo com os critérios descritos em Compreendendo mudanças latentes e detectadas.
  • LATENT_IGNORE_CHANGE_TYPES. O recurso de mudanças latentes está parcialmente ativado. As mudanças detectadas são ignoradas, e as mudanças latentes são exibidas. Nesse modo, os critérios de tipo de mudança não são levados em consideração na identificação de mudanças latentes.

    A diferença entre o modo LATENT_IGNORE_CHANGE_TYPES e o modo LATENT_CONSIDER_CHANGE_TYPES pode ser ilustrada no seguinte exemplo:

    Se uma mudança descoberta corresponder a uma das mudanças programadas de acordo com os dois primeiros critérios (tempo e CCI/IC agrupador), mas os tipos de mudança forem diferentes, acontecerá o seguinte:

    • No modo LATENT_IGNORE_CHANGE_TYPES, a mudança não será definida como latente.
    • No modo LATENT_CONSIDER_CHANGE_TYPES, a mudança será definida como latente.
  • DISABLED. O recurso de mudanças latentes está desativado. O Release Control não recebe informações sobre novas mudanças no seu ambiente.

Padrão: DESATIVADO

Nível de mudanças latentes Mudanças latentes são exibidas como mudanças separadas no módulo Análise. Define se você deseja que mudanças latentes sejam exibidas como requisições de mudança de nível superior (primárias) ou como requisições de segundo nível (secundárias).
Formato da ID de Requisição de mudança latente Defina um formato para a ID de requisição de mudança latente.
Valor inicial da ID de Requisição de mudança latente Defina o número incluído na ID de Requisição da primeira mudança latente registrada no seu sistema.